quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Prefeitura de Arapiraca investe na implantação de hortas escolares

 
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Educação, está investindo na formação de hortas escolares nas unidades de ensino da rede municipal.

O projeto conta com o apoio de diretores e servidores dos estabelecimentos, além de parceria com a Secretaria de Agricultura e de moradores das comunidades onde estão localizadas as escolas.

Além de promover a educação ambiental, as hortas escolares também estão contribuindo para reforçar e enriquecer o cardápio da merenda nas unidades de ensino.

O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) vem acompanhando de perto a realização do projeto. A horta da Escola de Tempo Integral Zélia Barbosa Rocha, localizada no bairro Nova Esperança, é um bom exemplo disso.

A horta escolar conta com uma variedade de hortaliças e leguminosas, a exemplo de alface, couve, berinjela, cenoura e pimentação.

“Estamos investindo na qualidade do ensino, e, também, na alimentação das crianças, seguindo o ditado de que um aluno bem alimentado aprende mais”, afirmou o prefeito Luciano Barbosa.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arapiraca

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Fórum apresenta indicadores de saúde em Arapiraca


Os indicadores de saúde no município serão apresentados nesta terça-feira (24), durante a realização da oitava edição do Fórum dos Indicadores de Saúde de Arapiraca.

O evento será realizado no Centro de Referência Integrada de Assistência em Saúde (CRIA), a partir das 13h30, e contará com a presença da secretária municipal de Saúde, Aurélia Fernandes, e de representantes da Secretaria de Estado da Saúde, e profissionais do PSF, agentes comunitários de saúde e de hospitais e unidades de média complexidade que atuam em Arapiraca.

Além da apresentação dos indicadores de saúde, o Fórum mostrará a integração das ações da Vigilância em Saúde com os hospitais do município.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arapiraca

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Vacinação contra paralisia infantil em Arapiraca

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Saúde, inicia, nesta segunda-feira (9), a segunda etapa da campanha de vacinação contra a paralisia infantil no município.

Para tanto, a secretaria está mobilizando dezenas de profissionais para atender mais de 20 mil crianças com idade até cinco anos.

Os postos de vacinação funcionam nas unidades de saúde instaladas em todas as localidades da área urbana e da zona rural de Arapiraca.

A meta da secretaria é imunizar mais de 95% das crianças. A primeira etapa, ocorrida em junho deste ano, o município de Arapiraca registrou cobertura vacinal de 89,28% de um total de 20.904 crianças menores de cinco anos de idade.

Dados do Ministério da Saúde revelam que desde o ano de 1989 não são registrados casos de poliomielite no Brasil.

A campanha é uma iniciativa do Ministério da Saúde se estenderá até o dia 20 de agosto, em Arapiraca, com a intensificação da vacinação nos postos fixos e volantes em toda a cidade.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arapiraca

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Novos Conselheiros Tutelares recebem posse em Arapiraca



         A nova diretoria do Conselho Tutelar de Arapiraca tomou posse, na noite desta sexta-feira (30), em solenidade realizada no auditório do Fórum da cidade.

         Os novos conselheiros foram eleitos no último dia 22 deste mês, durante pleito realizado na Casa da Cultura. Dez candidatos disputaram as cinco vagas de conselheiros titulares para um mandato de  três anos.


          José Barbosa da Silva, o Barbosinha; Gilvanete Lúcio de Oliveira; Lásaro da Silva Lopes; Elizama Machado de Lira Oliveira e Marlos Henrique dos Santos foram os mais votados.

         A cerimônia de posse foi comandada pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Rosana Queiroz, e também contou com a presença do procurador-geral do município, José Soares da Silva, que representou o prefeito Luciano Barbosa (PMDB), na solenidade, também prestigiada pela presidente do Conselho Tutelar de Arapiraca, Conceição Canuto; presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher, Maria Aparecida, e pelo presidente da Federação das Associações Comunitárias (Facomar), Brás Antônio de Farias;


       O evento ainda registrou a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Josias Albuquerque; monsenhor Aldo Brandão; do representante da Secretaria Municipal de Educação e das Igrejas Evangélicas, pastor Juraci; do representante do 3º Batalhão Militar, capitão Roberto Goulart; representante do Selo Unicef no município, o advogado Hector Igor; do representante do Fórum de Desenvolvimento Local (FDLIS), José Lopes da Silva, e da aluna do Colégio Bom Conselho, Isabela Nunes, além de conselheiros municipais, tutelares e de representantes dos diversos segmentos da sociedade de Arapiraca.
       Durante a cerimônia, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rosana Queiroz, destacou a importância do momento para a sociedade e da luta a favor dos direitos dos jovens.

       Representando o prefeito Luciano Barbosa, o procurador José Soares enalteceu o trabalho dos conselheiros, citando a legislação em defesa dos direitos dos jovens, a exemplo da Convenção Internacional, a Constituição Brasileira e a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), há 20 anos .
      “Os jovens necessitam de cuidados especiais. O poder público e a sociedade têm o dever de zelar pelo cumprimento do Estatuto, e os conselheiros têm a nobre missão de acompanhar a aplicação dessas ações a favor dos nossos jovens”, salientou José Soares.
       A solenidade foi marcada com uma série de homenagens, incluindo a entrega de buquês de flores, juramentos, entrega de certificados e oração entre os participantes da cerimônia.

 

Luciano entrega primeira Arapiraquinha no Planalto


O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e a secretária municipal de Educação, Ana Valéria Peixoto, entregaram, na tarde deste domingo (dia 1º), a primeira Arapiraquinha- biblioteca com salas de leitura e acesso à Internet - para os moradores do bairro Jardim Esperança.

Os habitantes do bairro também foram contemplados com a inauguração da Praça Antônio Oliveira da Silva, que é dotada de quadra de esportes, parque infantil e jardins.

A primeira Arapiraquinha Professora Neuza Gomes da Silva é um espaço público de estímulo à leitura com três mil títulos, periódicos, acervos em braile para leitura de pessoas portadoras de deficiência visual, sala de acesso à internet com nove computadores, CDs, DVDs, mapas, jogos e bebeteca para abrigar recém-nascidos a partir de seis meses de vida.

Luciano Barbosa aproveitou o momento para anunciar a entrega de novas bibliotecas públicas. “Vamos colocar uma Arapiraquinha em cada praça, a fim de que as nossas crianças tenham espaços destinados à leitura, pesquisa e acesso à Internet, para que possamos ampliar a inclusão digital e promover uma cultura de paz em nosso município”, acrescentou o prefeito.

Ele disse que cada nova biblioteca terá o nome de um educador, como forma de valorizar as pessoas que ajudaram no desenvolvimento cultural de Arapiraca.