sexta-feira, 30 de julho de 2010

Arapiraca ganha primeira biblioteca pública de bairro



O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) vai inaugurar, na tarde do próximo domingo (dia 1º), a primeira biblioteca pública de bairro, denominada 'Arapiraquinha'.

O espaço de leitura e pesquisas está localizado no bairro Jardim Esperança, na Praça Antônio Oliveira da Silva, e foi construído com recursos do município.

A biblioteca pública Arapiraquinha é uma iniciativa da prefeitura, por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com vistas à implantação de espaços de leitura em vários bairros da cidade.
As Arapiraquinhas estão sendo dotadas de espaços de leitura com três mil títulos, periódicos, acervos em braile para leitura de pessoas portadoras de deficiência visual, rede de computadores com acesso à internet, CDs, DVDs, mapas, jogos e bebetecas para abrigar recém-nascidos a partir de seis meses de vida.

A secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, disse que as bibliotecas públicas irão dispor de espaços com acervo contando a história de seu bairro e literatura de cordel, entre outras fontes de estímulo à leitura, bem como de locais para realização de atividades socioculturais e educativas.

As Arapiraquinhas vão funcionar também nos finais de semana, incluindo sábados, domingos e feriados. “Todo o projeto está sendo executado para promover a inclusão digital e, principalmente, fortalecer o hábito da leitura, pesquisa e fomentar o conhecimento do nosso patrimônio cultual e artístico”, acrescentou a secretária.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Fundo Inter Redes lança II edital para projetos de jovens do nordeste

O Fundo Inter Redes recebe até o dia 6 de agosto de 2010 propostas para concorrer ao edital II Edital Fundo Inter Redes - Juventudes do Nordeste. O resultado da seleção será divulgado no dia 31 de agosto. Os projetos selecionados receberão apoio que varia de R$3 mil a R$5 mil reais. 

O Fundo é destinado a grupos, organizações, movimentos, fóruns ou redes juvenis, formais e não formais, geridos por jovens na faixa etária de 15 a 29 anos e que atuam ou pretendam atuar nos eixos temáticos de igualdade étnico/racial e de gênero. 

O conselho do Fundo Inter Redes - Juventudes do Nordeste é formado pela Rede Sou de Atitude (RSA), Rede de Jovens do Nordeste (RJNE), Rede Juventudes (RJ) e Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (REJUMA).  A iniciativa conta com apoio da ONG Canto Jovem de Natal/RN, e apoio financeiro da Fundação Kellogg. 

Mais Informações:

www.interredesnordeste.org.brwww.interredesnordeste.org.br

FONTE:  www.selounicef.org.br

MDS destaca ações do Peti de Arapiraca

O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social e direção do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), em Arapiraca, é citado como referência nacional pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

A diretora do departamento de Proteção Social do MDS, Margarete Cutrim Vieira, enviou carta ao prefeito Luciano Barbosa (PMDB) parabenizando o município pelas ações positivas na inclusão social de centenas de crianças e adolescentes atendidos no programa.

O Peti de Arapiraca foi avaliado em pesquisa realizada pelo MDS, tendo obtido melhor desempenho no conceito qualitativo.

A representante do Ministério do Desenvolvimento Social disse que as ações positivas contribuem para o maior alcance e efetividade da política de assistência social, principalmente no enfrentamento ao trabalho infantil.

De acordo com a coordenadora do programa no município, Maria José Carneiro Zeza, quando foi implantado no município de Arapiraca, o Peti atendia mais de sete mil jovens. No ano passado, o número caiu para quatro mil, e este ano 1.750 menores são atendidos pelo programa em 25 núcleos de ações.

"A redução drástica desses números revela que os jovens estão abandonando o trabalho infantil para dedicar o tempo na vida escolar e social em suas comunidades", enfatiza a coordenadora.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arapiraca

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Alunos receberão certificados de curso em mosaico


Oitenta alunos da Escola de Tempo Integral José Ursulino Malaquias, localizada no Conjunto Residencial Jardim das Paineiras, que participaram do curso Mosaico em Flor com a artista plástica Marta Arruda, irão receber, no próximo sábado (17), os certificados de conclusão do curso.

A solenidade contará com a presença do prefeito Luciano Barbosa (PMDB), que fará a entrega dos certificados. O evento também terá a presença da secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, além de diretores, professores, alunos e servidores da escola, bem como de pais e mães dos alunos que participaram do curso.

Ainda como parte da programação, que celebra o Dia de Proteção às Florestas, será celebrada missa em ação de graças, apresentação artística Elimalba Firmino Martis e Marcos de Sena.

No encerramento da solenidade está prevista a abertura da exposição "Mosaico em Flor", com a mostra das peças produzidas pelas crianças que estudam na escola.

Por meio da iniciativa, os alunos promoveram a mudança no visual do prédio da escola, que ganhou uma nova decoração com as peças em mosaico. O curso também está permitindo os pais dos alunos comercializarem as peças e, com isso, aumentar a renda das famílias na comunidade.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arapiraca

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Ideb de Arapiraca está entre os melhores de Alagoas


O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município de Arapiraca está entre os melhores de Alagoas, segundo estudo realizado pelo Ministério da Educação (MEC), que divulgou ontem o resultado em todo o País.

De acordo com a pesquisa, o Ideb de Arapiraca em 2009 obteve avaliação 3,3. Além de Arapiraca, os outros municípios alagoanos que apresentam o melhor Ideb foram: Coruripe, Mar Vermelho, Campestre e Jaramataia.


O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.


O Ideb é o principal indicador de qualidade do ensino brasileiro de 2009. O índice é a "nota" do ensino básico no Brasil, numa escala que vai de 0 a 10, o MEC fixou a média 6, como objetivo para o país a ser alcançado até 2021.

O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar (ou seja, com informações enviadas pelas escolas e redes), e médias de desempenho nas avaliações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Saeb - para os Estados e o Distrito Federal, e a Prova Brasil - para os municípios.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Arapiraca