terça-feira, 15 de junho de 2010

Semana Mundial do Meio Ambiente em Arapiraca

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento – SEMASA, realizou intensa programação voltada a Semana Mundial do Meio Ambiente. As atividades que iniciaram no dia 31/05 encerrão nesta quinta-feira (10/06), com palestras e plenária no I Simpósio Aloagoano sobre Ecossistemas do Semiárido – um desafio para uma sustentabilidade socioeconômica.
O simpósio iniciado na terça-feira (08), contou com palestras dos secretários da SEMASA, Ricardo Vieira e da SEMAG, Manoel Henrique que abordaram o tema “ Políticas públicas agrossociais do município de Arapiraca. O evento conta com a participação de representantes de vários municípios e alunos da UFAL.


A programação começou (31/05), no Centro Administrativo, com exposição de cartazes e seguiu com o Simpósio Alagoano de Gestão Ambiental, na UNEAL. O evento voltado a alunos e professores contou com a palestra do secretário de Meio Ambiente, Ricardo Vieira que abordou o tema Saneamento Básico em Arapiraca. A programação teve sequência no dia 01/06, com sensibilização ambiental pelos Agentes Protetores do Meio Ambiente – APMAS, e plantio de mudas de Pau Brasil, Ipê Jardim, arbustos, flamboyan e Nim.
As ações de sensibilização foram encerradas na terça-feira (08/06) com atividades na Escola Zélia Barbosa Rocha realizadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Saneamento - SEMASA em parceria com Instituto do Meio Ambiente de Alagoas – IMA. Brincadeiras como quebra – cabeça, perguntas e respostas entre vários jogos com temas ambientais foram desenvolvidos com os alunos.

Dessa forma o município de Arapiraca atende ao 7º item dos Objetivos do Milênio: QUALIDADE DE VIDA E RESPEITO AO MEIO AMBIENTE

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Unicef participa da Roda de Conversa – A importância dos profissionais no Desenvolvimento dos Projetos Sociais

Promovido pela Prefeitura Municipal de Arapiraca através da Secretaria Municipal de Planejamento e da Agência NCA - Núcleo de Cultura Avançada, representante da ULBRA - Universidade Luterana do Brasil o evento serviu como instrumento de formação para acadêmicos.

Na Roda de Conversa - "A Importância dos Profissionais no Desenvolvimento dos Projetos Sociais" participaram:

Maria Conceição Cardozo - Técnica Especialista em monitoramento e avaliação do UNICEF no Brasil – Programa Selo Unicef Município aprovado

Aline Guimarães – Gerente Administrativa Unidade Agreste Sertão Pajuçara Sistema de Comunicação – Programas Social desenvolvidos pelo Comitê de Cidadania

Pollianna Pedrosa – Coordenadora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - Projeto Saco é um Saco

Simone Romão – Coordenadora Técnica da Agenda 21 Arapiraca secretaria Municipal de Planejamento – A cidade do Futuro Desenvolvendo o presente, garantindo o futuro.

Adjinã Martins - Coordenadora da ULBRA em Arapiraca; Servidora Pública Municipal, Articuladora do UNICEF e da Fundação ABRINQ em Arapiraca

Unicef capacita Articuladores e Conselheiros de Direitos para realização do Primeiro Fórum Comunitário.

Arapiraca sediou mais um encontro de formação para articuladores e presidentes dos conselhos municipais de direitos, promovido pelo UNICEF para os municípios que fazem parte do Pacto “Um Mundo Melhor para a Criança e o Adolescente do Semi-Árido”, no dia 18 de maio, no auditório do Teatro da Escola de Tempo Integral Zelia Barbosa.

Com o objetivo de orientar sobre o planejamento do Fórum comunitário que irá discutir com a comunidade a situação das politicas do município, bem como apresentar o plano de ação do município para melhorar os indicadores nos próximos dois anos.


Abertura oficial do evento com representantes do Unicef, das Secretarias de Educação, e Saúde de Arapiraca, Conselho M. de Educação, universidade ULBRA e jovens